segunda-feira, 9 de março de 2009

Ondados fios de ouro reluzente




Ondados fios de ouro reluzente,
Que, agora da mão bela recolhidos,
Agora sobre as rosas estendidos,
Fazeis que a sua beleza se acrescente;

Olhos, que vos moveis tão docemente,
Em mil divinos raios encendidos,
Se de cá me levais alma e sentidos,
Que fora, se de vós não fora ausente?

Honesto riso, que entre a mor fineza
De perlas e corais nasce e parece,
Se na alma em doces ecos não o ouvisse!...

Se, imaginando só tanta beleza,
De si em nova glória a alma se esquece,
Que será quando a vir?... Ah! Quem a visse…




O texto é constituído por duas quadras e dois tercetos em metro decassilábico, com um esquema rimático ABBA // ABBA // CDE // CDE, verificando-se a existência de rima interpolada em “A”, emparelhada em “B” e interpolada em “C,D,E”.
O soneto aborda o tema a mulher, mais propriamente, o ideal Petrarquista. Este ideal é sempre descrito como uma mulher perfeita, bela, nobre, só descritível em imagens hiperbólicas. No soneto “Ondados fios de ouro reluzente”, verifica-se a descrição física, à maneira de Petrarca, de uma mulher, que contribui para a sua caracterização moral.
O poema apresenta uma enumeração metafórica dos atributos físicos da mulher, sendo apresentados os cabelos: “Ondados fios de ouro reluzente”, rosto metaforizado em “rosas”, os olhos como “raios encendidos”, o riso, e os dentes e os lábios, metaforizados em “perlas e corais”. Esta caracterização respeita o ideal feminino petrarquista e assume também a ausência da amada: “Se na alma em doces ecos não o ouvisse!...”. Assim, afastado do objecto da sua devoção, o poeta deseja a proximidade: “Que será quando a vir… Ah! Quem a visse…”, utilizando um discurso expressivo, marcado pela suspensão das ideias – visível na utilização das reticências – e com expressões interjectivas.

Rúben Horta e Duarte Teixeira

8 comentários:

  1. Obrigado pela informação, foram muito úteis para mim. Não sabia o que fazer, até porque a poesia de Camões é bastante complicada e essa vossa análise ajudou-me muito, estou-vos muito agradecido por isso. Boa ideia a de criar um blog sobre os poemas desse nosso poeta que é Camões, parabéns pelo blog está soberbo!

    ResponderEliminar
  2. Concordo rui! Não acrescentava mais nenhuma palavra. Realmente soberbo!

    ResponderEliminar
  3. Esto es una PT mierda haber si aprendeis sobre camões q hasta yo se mas

    ResponderEliminar
  4. Sonetos camonianos? Me importa una miiiiiiiierda mamahuevos

    ResponderEliminar